Fases da vida do imposto
1 - A incidência: em abstracto, se definem os pressupostos tributários que fazem nascer a obrigação de imposto, em que, em abstracto, se define a matéria colectável do imposto e identificam os sujeitos passivos da relação jurídica fiscal a que o mesmo dará lugar. É a fase, em suma, em que a lei determina o que vai estar sujeito a imposto (incidência real) e quem vai estar sujeito a imposto (incidência pessoal).
Como elemento essencial do imposto que é (cf. art. 103º, n.º 2 da CRP), a incidência está sujeita ao princípio da legalidade fiscal.
A par da incidência positiva (definida pelas chamadas normas de incidência, reais e pessoais), temos que considerar uma incidência negativa, integrada pelas normas que estabelecem isenções de imposto, quer excluindo da tributação situações que, a não ser a norma de isenção, caberiam no âmbito de previsão da norma real impositiva (incidência real negativa), quer excluindo do universo dos contribuintes, sujeitos que, sem a norma de isenção, se constituiriam normalmente como devedores do imposto (incidência pessoal negativa). Um e outro caso, bem diferentes das situações de não tributação, em que o âmbito de previsão da norma de incidência positiva não compreende os factos e os sujeitos considerados, não sendo necessária nenhuma norma de isenção para que estes fiquem fora do quadro legal de sujeição a imposto.
-
2 - O lançamento: corresponde ao momento do início da aplicação da lei. É a fase em que, do geral e abstracto da incidência, se passa ao indivudual e concreto; é a fase em que se processam as operações conducentes à identificação particular dos sujeitos passivos e à determinação concreta da matéria colectável sobre que vai incidir o imposto.
Nos principais impostos que compõem actualmente o sistema fiscal português (IRS, IRC, IVA), as operações de lançamento são efectuadas pelo próprio contribuinte, por isso se falando, a este propósito, em autolançamento do imposto.
-
3 - A liquidação: é a operação aritmética de aplicação de uma taxa à matéria colectável apurada na fase do lançamento, para determinação do montante exacto de imposto devido pelo sujeito passivo (colecta). Naqueles impostos em que a lei prevê a possibilidade de deduções à colecta, a liquidação abrange também os cáculos decorrentes destas deduções.
Hoje generaliza-se a tendência para agrupar sob a mesma designação "liquidação", quer as operações de liquidação propriamente ditas que acabámos de referir, quer as operações de lançamento mencionadas no ponto anterior. Ao usarmos agora a expressão "liquidação", temos, pois, que distinguir entre uma liquidação em sentido estrito (a operação aritmética de aplicação de uma taxa à matéria colectável) e uma liquidação em sentido amplo, que abarca tanto a dita operação aritmética, a liquidação em sentido estrito, como todas as outras operações de lançamento.
-
4 - A cobrança (pagamento): cobrança e pagamento são expressões que traduzem a mesma realidade jurídica. A primeira assumida do ponto de vista da administração fiscal, que cobra o imposto; a segunda encarada do ponto de vista do contribuinte, que o paga. É a fase final da vida do imposto, para que tende toda a relação jurídica fiscal. Com a cobrança (pagamento) os valores correspondentes ao imposto vão dar entrada nos cofres do Estado e com isso a relação jurídica fiscal, normalmente, extinguir-se-á.
18 Comments:
Adorei este canto, ajudou-me no meu estudo em termos fiscais. Obrigado
Gostei da forma pedagógica a qual fizestes passar o vosso conhecimento. Continuem assim força... Obrigada!!!
muito obrigado foi de grande valia este artigo
Começo por agradecer a DEUS por tudo quanto tem feito por mim, em seguida o escritor (autor) desta obra e a sua equipe. Foi muito útil Eu ter contacto com esta matéria, porque auxiliou na defesa do meu trabalho de Direito Fiscal na Universidade, e garanto que também na minha empresa (2F12 Saúde Luanda).
Agradeço ao autor deste obra, foi útil pra mim obrigado mais uma vez
queria agredecer pelo serviço prestado, eu e o meu colega Hugo elevamos a fasquia através destes apontamentos, em meu nome OBRIGADO!
Agradeço muito ao mentor desta obra, todas as minhas dúvidas foram esclarecidas aqui. MUITO OBRIGADO!!!!!
Agradeço muito ao mentor desta obra, todas as minhas dúvidas foram esclarecidas aqui. MUITO OBRIGADO!!!!!
Grata pela informação.
Muito bem explicado!
é uma aula, muito obrigado
Muito bom👏🙏🙏🙏
Gostei😊
Muito obrigado pela ajuda
Agradeço imenso a matéria. É um ótimo trabalho.
Muito obrigada, ajudou me muito
Amei, foi bastante produtivo!
Obrigada pela informação dada
Enviar um comentário
<< Home